quinta-feira, 27 de junho de 2013

Forough Farrokhzad (5 January 1935 - 14 February 1967 / Tehran)


Alguém que não é como ninguém

Eu tive um sonho de que alguém está vindo.
Eu sonhei com uma estrela vermelha,
E as pálpebras de meus olhos ficaram piscando
e meus sapatos ficaram batendo por atenção
e eu posso até ficar cega
se estiver mentindo.
Eu sonhei com aquela estrela vermelha
quando eu não estava dormindo.
Alguém está vindo,
alguém está vindo
alguém melhor,

alguém que é como ninguém,
não como o Pai,
não como Ensi,
não como Yahya
não como a Mãe,
e é como a pessoa que deveria ser.
e sua altura é maior do que as árvores
em torno da casa do capataz,
e seu rosto é mais brilhante
que o rosto de Mahdi,
e ele nem mesmo tem medo
do irmão de Sayyed Javad
que foi embora
e vestiu um uniforme de policial.
e ele não tem medo nem do próprio Javad Sayyed
que é o dono de todos os quartos da nossa casa.
e seu nome, como Mãe
diz no início
e no final das orações,
é o 'juiz dos juízes"
ou "necessidade das necessidades".
E com seus olhos fechados
ele pode recitar
todas as palavras difíceis
do livro da terceira série,
e ele pode até mesmo tirar mil
de vinte milhões sem ficar duro.
e ele pode comprar a crédito,
não importa de quanto precise,
na loja de Sayyed Javad.
E ele pode fazer algo
de modo que o sinal de neon de Allah
que era tão verde quanto o amanhecer
volte a brilhar novamente
no céu acima da Mesquita de Meftahiyan.

O.
como é bom a luz brilhante,
como é bom a luz brilhante,
e eu quero muito
que Yahya
tenha uma carreta
e uma pequena lanterna,
e eu quero muito
sentar na carreta de Yahya
no meio dos melões
e passear ao redor da Praça Mohammadiyeh.
O.
como é grande andar ao redor da praça,
como é grande dormir no telhado,
como é grande ir ao Parque Melli,
como é bom experimentar uma Pepsi
como são maravilhosos os filmes de Fardin,
e como eu gosto de todas as coisas boas.
e eu quero muito
puxar o cabelo da filha de Sayyed Javad.

porque sou tão pequena
que posso me perder nas ruas?
porque meu pai
que não é tão pequeno assim
e não se perde nas ruas,
não faz alguma coisa para
acelerar a chegada da pessoa
que tem aparecido em meus sonhos?
E as pessoas da vizinha casa de abate
onde até mesmo a terra em seus jardins
é sangrenta
e até mesmo a água nos tanques de seu pátio
é sangrenta
e até mesmo as solas de seus sapatos são
sangrentas,
porque eles não fazem algo?
Como é preguiçoso o sol de inverno.



Varri as escadas até o telhado
e também lavei as janelas.
Como é que o pai sonha
Somente durante seu sono?
Varri as escadas até o telhado
e também lavei as janelas.

Alguém está vindo,
alguém está vindo,
alguém que, em seu coração, está com a gente,
na sua respiração está com a gente,
na sua voz está com a gente.

alguém cuja vinda
não pode ser interrompida
e algemada e jogada na cadeia,
alguém que nasceu
debaixo das velhas roupas de Yahya,
e que dia a dia
cresce mais e mais,
alguém da chuva,
do som da chuva salpicando,
de dentre das petúnias sussurrantes.
alguém está vindo do céu
na Praça de Tupkhaneh
na noite de fogos de artifício
para espalhar a toalha da mesa
e dividir o pão
e passar a Pepsi
e dividir o Parque Melli
e passar o xarope da tosse convulsa
e passar os boletos no dia da matrícula
e dar hospital a todas as pessoas
números de quartos de espera
e distribuir botas de borracha
e distribuir ingressos para os filmes de Fardin
e doar os vestidos da filha de Sayyed Javad
e dar tudo o que não vende
e ainda assim nos dar a nossa parte.
Eu tive um sonho.

Postagens